SAAE Barretos recebe pelo segundo ano consecutivo o Selo Natureza da FACISB
Tatiane Loureiro e Ivia Vieira (Hidrogirl)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) foi premiado na terça-feira (12), com o Selo Instituição Ambientalmente Responsável (Selo Natureza) pela segunda vez consecutiva. A honraria foi concedida pela Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Faculdade de Ciências e Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata - FACISB.
De acordo com Tatiane Loureiro Alves Garcia, coordenadora da comissão, "o selo certifica as instituições e iniciativas que desenvolvem ações ambientais no município de Barretos".
A autarquia apresentou as atividades realizadas em 2023, como por exemplo a campanha SE-PA-RE, que teve início internamente e foi estendida a toda população. O resultado foi o aumento considerável de materiais recicláveis recebidos na usina de triagem. No entanto, o foco principal foi a exibição de um teaser do programa de educação ambiental, o ‘Super Conscientes’, transmitido toda segunda-feira, às 18h30, pela TV Câmara Barretos 31.3. O programa também está disponível na página de Facebook e perfil do Instagram do SAAEB.
Apresentado pela Hidrogirl (Ivia Vieira), o Super Conscientes tem como objetivo promover a conscientização ambiental de forma lúdica e interativa. Com enfoque em estimular o interesse das crianças por questões ambientais, ensinar sobre reciclagem, saneamento básico, preservação de recursos naturais e práticas sustentáveis, o programa busca criar um espaço de aprendizado significativo sobre o meio ambiente.
"O programa de TV não apenas compartilha conhecimentos sobre sustentabilidade, mas também visa cultivar uma mudança de comportamento e atitude em relação ao nosso planeta, a partir de Barretos. O Super Conscientes é uma oportunidade valiosa para que as crianças se tornem defensoras ativas do meio ambiente desde os primeiros anos escolares, assim como também é um incentivo a todos os adultos para a mudança de atitudes", explica Marcelo Borges, superintendente do SAAEB.
Marcelo finaliza enfatizando que "um gesto simples, como separar o que pode ser reciclável do lixo orgânico e destinar à coleta seletiva, tem um grande impacto positivo no meio ambiente".