SAAE Barretos realiza levantamento de melhorias sanitárias no Distrito do Prata

Ação faz parte do planejamento para ampliar o acesso à água, esgoto e coleta de resíduos na zona rural
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) realizou, nos últimos dias, o Levantamento de Necessidades de Melhorias Sanitárias Domiciliares (LENE – MSD) no Povoado do Prata, zona rural do município. Servidores e diretores da autarquia visitaram as residências da comunidade para coletar informações essenciais sobre a existência de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de resíduos sólidos.
De acordo com Denilson São Romano, diretor de Planejamento, “esse levantamento integra o processo de planejamento para a obtenção de recursos financeiros junto a órgãos governamentais para a execução das ligações domiciliares e intradomiciliares de água, além de obras como reservatórios elevados e semielevados, fundamentais para o abastecimento futuro da região”.
O superintendente Nilson Andrade destacou o empenho do SAAE e da Prefeitura de Barretos em pensar de forma estruturada. “A gestão do prefeito Odair Silva tem se preocupado em planejar e deixar tudo em ordem para o futuro. Esse trabalho demonstra o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade de vida das comunidades rurais pouco assistidas nos últimos anos”, destacou.
Assim, o SAAE Barretos cumpre a Lei nº 11.445/2007 e o Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), que determinam a inclusão das áreas rurais nos planos municipais de saneamento e estabelecem metas de universalização do acesso à água, esgoto e manejo de resíduos. O levantamento no distrito do Prata reforça esse compromisso legal e social com a ampliação da cobertura sanitária no campo.