SAAE Barretos incentiva servidores ao descarte seletivo de lixo durante o expediente na sede central

11 de Julho de 2023
SAAE Barretos incentiva servidores ao descarte seletivo de lixo durante o expediente na sede central

Integrando a Campanha SE-PA-RE, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) está incentivando os servidores que trabalham internamente na sede central, na Rua 30, a separar adequadamente o lixo que pode ser reciclável do material orgânico ou que não pode ser reutilizado.

A iniciativa visa disponibilizar recipientes específicos, identificados com adesivos indicativos, para a coleta exclusiva de materiais recicláveis, como papel, plástico e alumínio, em cada uma das salas. Estes recipientes já estão sendo reutilizados, já que originalmente são embalagens de produtos para o tratamento da água.

O material separado corretamente será encaminhado para a usina de triagem e, junto com o material coletado em toda a cidade, será cuidadosamente selecionado e direcionado para ser vendido a empresas que trabalham com a reciclagem.

Os materiais recicláveis, como papel, plástico e alumínio, têm tempos de decomposição variados, o que ressalta a importância de encaminhá-los para a reciclagem em vez de destiná-los aos aterros sanitários. O papel pode levar cerca de 2 a 6 semanas para se decompor, enquanto o plástico pode levar centenas de anos, e o alumínio, que é infinitamente reciclável, pode levar até 200 anos para se decompor completamente.

"Estamos comprometidos em fazer a diferença e adotar medidas concretas para preservar o meio ambiente. Ao separarmos adequadamente nosso lixo, estamos contribuindo para a redução do impacto ambiental e possibilitando a transformação desses materiais em novos produtos úteis, economizando recursos naturais. Cada ação individual importa, e juntos, podemos fazer uma grande diferença. A mudança começa por cada um de nós, e juntos podemos tornar Barretos um exemplo de cidade sustentável", expressa entusiasmado Marcelo Borges, superintendente.

A campanha SE-PA-RE tem como objetivo incentivar os servidores a se engajarem em práticas sustentáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para uma cidade mais limpa.