Projeto Acqua Titãs utiliza tendência Funko Pop para promoção da conscientização ambiental

13 de Janeiro de 2024
Projeto Acqua Titãs utiliza tendência Funko Pop para promoção da conscientização ambiental

Com a popularidade dos Funko Pop, o projeto de educação ambiental busca sensibilizar adultos e jovens sobre a importância da preservação ambiental e gestão responsável dos recursos hídricos

 

O Projeto Acqua Titãs, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG), está adotando uma abordagem moderna e inovadora para a conscientização ambiental, utilizando a popular tendência dos Funko Pop em sua mais recente campanha de mídia social. Esta iniciativa visa trazer questões críticas relacionadas ao meio ambiente, com foco especial na conservação da água, para o centro das atenções do público.

Os Funko Pop, originados em 1998 pela empresa Funko em Snohomish, Washington (EUA), tornaram-se um fenômeno global nas redes sociais. Conhecidos por seus designs exclusivos com cabeças grandes e corpos pequenos, esses bonecos colecionáveis representam uma ampla gama de personagens da cultura pop. A tendência dos Funko Pop nas redes sociais começou como uma forma de colecionadores compartilharem suas paixões, mas rapidamente se expandiu para incluir uma variedade de temas e interesses.

Na campanha do Acqua Titãs, iniciada no último dia 05, personagens super-heróis ambientais, originalmente criados por alunos da rede municipal de ensino, representam os municípios do comitê: Altair, Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaraci, Icém, Jaborandi, Guaíra, Morro Agudo, Orlândia, Terra Roxa e Viradouro. Estes personagens foram transformados no estilo mangá pela artista Ursula Araújo, e agora, em sintonia com a tendência dos Funko Pop, serão utilizados para engajar o público adulto nas redes sociais.

“É importante destacar que esta ação é puramente digital, visando a conscientização, sem planos de produção ou comercialização de bonecos físicos. A fabricação de bonecos no estilo Funko Pop para venda requereria uma parceria com a empresa Funko, Inc., e esse não é o objetivo”, diz Luciana Cunha, Secretária Adjunta do CBH-BPG.

Esta iniciativa do Acqua Titãs é um exemplo claro de como as tendências das redes sociais podem ser adaptadas para promover mensagens de sustentabilidade e conservação ambiental de uma maneira atraente e acessível.

Luciana enfatiza a importância desta abordagem. “Utilizando a popularidade dos Funko Pop, queremos inspirar a reflexão sobre questões ambientais importantes. Nosso objetivo é mostrar que, inspirados por esses personagens criativos, todos podem contribuir para a preservação do meio ambiente e o uso responsável da água”, afirma.

Veja e siga: https://www.instagram.com/comitebpg/

Barretouro representa Barretos

 

Janne representa Morro Agudo

 

Agualice representa Terra Roxa

 

Colombo representa Colômbia