Prefeita Paula Lemos visita obra de substituição de adutora de água na Rua 18 (29x21)

27 de Setembro de 2023
Prefeita Paula Lemos visita obra de substituição de adutora de água na Rua 18 (29x21)

Intervenção, com previsão de 30 dias, utilizará pela primeira vez o método de perfuração horizontal direcional

Por meio do SAAEB, a Prefeitura da Estância Turística de Barretos deu início, na terça-feira (19), à obra de substituição de 400 metros da adutora de rede de água da Rua 18, entre as avenidas 29 e 21. A Prefeita Paula Lemos, acompanhada do superintendente Marcelo Borges, visitou o local nesta sexta-feira (22).

Durante toda a obra, a lateral da Rua 18 ficará interditada. O trânsito só precisará ficar interrompido por curtos períodos para intervenções pontuais.

Na quinta-feira, foi realizado o processo de solda das barras de 6 metros, pelo método de Termofusão, para ser feita a montagem das colunas de puxe. A tubulação é de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) de 355 milímetros PN10 SDR17.

“Nesta etapa, realizamos o alinhamento das duas barras na máquina, o aquecimento das extremidades, e aplica-se pressão para fusão das tubulações, ou seja, para fundir o material inserindo uma placa aquecida a 220 graus celsius por cerca de cinco minutos. Em seguida, é feito o resfriamento com as superfícies pressionadas, por aproximadamente meia-hora”, explica o engenheiro civil Lucas Fernando Maria, da Cadre Engenharia, empresa que executa a obra.

O superintendente Marcelo Borges destaca que a obra será executada com a Sonda de Perfuração Horizontal Direcional, popularmente chamada de Tatuzinho. “Usaremos esse equipamento que chamamos de Tatuzinho, já que com ela é feito o Furo Direcional HDD (Horizontal Directional Drilling), que perfura o terreno onde será promovida a intervenção evitando assim o método convencional de abertura de valas, alongando o período da obra, reduzindo significativamente a geração de resíduos”, enfatiza.

A Prefeita Paula Lemos está entusiasmada com a implementação dessa tecnologia inovadora em Barretos. “Esta é a primeira vez que o método de perfuração horizontal direcional está sendo utilizado na cidade, e trará benefícios significativos para toda a população, melhorando a infraestrutura de abastecimento de água, minimizando os impactos ambientais e diminuindo gastos. Estamos buscando, cada vez mais, soluções modernas e eficientes para atender às necessidades da nossa comunidade”, ressalta.